Dinheiro à Grande e à Portuguesa

Por Que o Dinheiro Nunca Chega?
10 de Janeiro, 2025
O PORTUGAL DE TODOS – A Lógica de uma Nova Economia
10 de Janeiro, 2025
Por Que o Dinheiro Nunca Chega?
10 de Janeiro, 2025
O PORTUGAL DE TODOS – A Lógica de uma Nova Economia
10 de Janeiro, 2025

Repensar o paradigma económico

Compreender a essência do sistema monetário e as limitações das políticas económicas atuais é fundamental para interpretar os desafios da economia global.

Acreditar que a “mão invisível” do mercado – conceito introduzido por Adam Smith para descrever a capacidade de autorregulação da economia através da livre concorrência – será suficiente para corrigir os desequilíbrios que ela própria gera revela-se, no mínimo, paradoxal. A crise financeira de 2008 e as desigualdades económicas crescentes são exemplos que evidenciam as fragilidades deste princípio, sobretudo num contexto onde a acumulação de riqueza se sobrepõe à sustentabilidade e ao bem-estar coletivo.

Como se costuma dizer, “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. Enquanto esta lógica permanecer inquestionável, dificilmente será possível evoluir para um modelo económico mais equitativo e sustentável.

Nesta análise, examina-se em detalhe o atual paradigma monetário, evidenciando os seus princípios estruturais e as razões pelas quais muitas das políticas monetárias parecem, desde a sua formulação, destinadas ao fracasso.

Afinal, será possível reformular a economia sem repensar os seus fundamentos?